Notícias

Dia Municipal de Luta contra à Homofobia (24/01) é celebrado na Câmara Municipal

Publicado em:

Na próxima quinta-feira (24), Niterói celebra o Dia Municipal de Luta Contra a Homofobia (24 de Janeiro), instituído pela Lei 2.469/2007, de nossa autoria. Com sessão solene na Câmara Municipal, vamos comemorar também o aniversário do Grupo Diversidade Niterói (GDN), que na mesma data completa 15 anos de existência. A cerimônia está marcada para começar às 18h com debate sobre os 50 anos de Stonewall – o episódio que marcou o início das marchas pelos direitos da comunidade gay pelo mundo -, os 40 anos de movimento LGBTI nacional e os novos rumos e desafios.

Membro-fundador do GDN, o vereador Leonardo Giordano (PCdoB) ajudou a conquistar avanços significativos pelos direitos dessa população. Dentre eles figuram a lei 2.521/2007 que institui a Semana da Diversidade nas Escolas como forma de combater todas as formas de preconceito e intolerância.

“Uma das coisas que mais tenho orgulho na minha trajetória é ter sido um dos fundadores do GDN. Quando começamos a lutar pelos direitos dessa população, a cidade ainda tinha pouca tradição de organização. Realizamos muita coisa boa de lá para cá, conquistamos leis, criação de órgão público municipal (Codir) e abertura de serviços assistenciais, como o ambulatório para atendimento de pessoas trans”, diz.

Presidente do GDN, Felipe Carvalho reconhece o papel do Leo nessa trajetória de luta e militância. “Dentro desses 15 anos uma figura muito importante é o vereador Leonardo Giordano, que é o parlamentar que luta pelas nossas causas no parlamento de Niterói”.

O GDN, reconhecido Patrimônio Cultural Imaterial da cidade através da Lei 3.091/2014, de nossa autoria, funciona na Av. Visconde do Rio Branco, Centro de Niterói. É lá que realizam atendimento psicológico para a comunidade LGBTI e seus familiares, encontros de vivência, oficinas culturais e um cursinho preparatório para o Enem, o “PreparaNem”. O Grupo também é responsável pela organização da Parada do Orgulho LGBT, segunda maior do Estado do Rio de Janeiro.

SERVIÇO:

Sessão solene pelo Dia Municipal de Luta contra à Homofobia

Data: 24 de janeiro, 18h

Local: Plenário Brígido Tinoco (Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625, Centro, Niterói)

COMPARTILHAR: