Notícias

Carta em Defesa da Democracia

Publicado em:

WhatsApp Image 2023-01-11 at 14.05.29

Há exatos 10 dias, o Brasil assistia a mudança de governo com a posse do Presidente Lula. A esperança, mensagem principal para o novo período que se inaugura no país, carrega em si o desejo de estabilidade e respeito à democracia para, sobretudo, a melhoria da vida do povo brasileiro.

Entretanto, uma semana após tal data, o país assiste brasileiros e brasileiras, sequestrando as cores e símbolos nacionais, depredarem o patrimônio público em prol de um projeto político autoritário de destruição do nosso Estado Democrático de Direito.

Se 4 mil brasileiros se deslocaram para a Praça dos Três Poderes com o intuito de promoção de um golpe, temos a certeza do óbvio: os responsáveis existem e são a razão para a necessária e inegociável resposta aos atos de hoje.

Os responsáveis estão no Governo do Distrito Federal que, sabendo da possibilidade de tal atentado, omitiu-se em impedi-los. Há os responsáveis que financiaram tais aventuras autoritárias que utilizam-se de uma ilusão antidemocrática para manipular fanáticos. Os responsáveis também são aqueles que, nesses últimos quatro anos, defenderam o diálogo com esses grupos neofascistas e legitimaram a falácia da liberdade de expressão para permitir os ataques ao Estado brasileiro.

Porém, sobretudo, o responsável maior esconde-se nos Estados Unidos, onde se nega à realidade da derrota que sofreu nas urnas e estimula reações golpistas. A democracia brasileira depende da punição a Jair Bolsonaro e às quadrilhas que buscam a corrosão das nossas instituições.

Não haverá anistia para aqueles que buscam cercear direitos, destruir a Constituição e deslegitimar a soberania popular. O destino destes, para além das sanções legais, será a lata de lixo da História.

Nesse sentido, convidamos todos e todas a se somarem a um ato em favor da democracia e das instituições democráticas na próxima quinta feira, às 16h na escadaria da Câmara de Niterói.

Assine a Carta clicando aqui!

Assinam:

Mandato do Vereador Leonardo Giordano
Partido Comunista do Brasil – PCdoB
Partido Comunista Brasileiro – PCB
Partido Democrático Trabalhista – PDT
Partido Socialismo e Liberdade – PSOL
Partido dos Trabalhadores – PT
Levante Popular da Juventude
Movimento Travessia
Movendo Estruturas
Juventude Socialista – JS
União da Juventude Socialista – UJS
Conselho Municipal de Juventude – CMJ Niterói
Diretório Central dos Estudantes Fernando Santa Cruz – DCE UFF
União Niteroiense de Estudantes Secundaristas – UNES
União Estadual dos Estudantes – UEE RJ
União Estadual dos Estudantes Secundaristas – UEES RJ
União Nacional dos Estudantes – UNE
União Brasileira de Estudantes Secundaristas – UBES

COMPARTILHAR: