sobre

Olá Niterói! Sou Leonardo Giordano, vereador do PCdoB.

Comecei minha trajetória quando estudava no Liceu Nilo Peçanha, no movimento estudantil, lutando pelo passe livre e por melhorias na educação. Fiz minha primeira campanha nos ônibus e nos sinais de trânsito, em cima de um caixote, tendo contato direto com a população. Quem conhece essa história sabe que, nestes 21 anos de luta política, mantive inequívoco o meu compromisso popular, ao lado dos movimentos sociais e da classe trabalhadora. Nosso trabalho é coletivo!

Atualmente, presido a Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico, a Frente Parlamentar de Combate à Intolerância Religiosa e a Frente Parlamentar de Combate à Aids, Tuberculose e Hepatites Virais. Propus e presidi a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Ampla. Sou signatário, também, da CPI dos Transportes e vice-presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e Formação Profissional.

Elaboramos, ao longo do mandato, quase duzentos Projetos de Lei (PL) e temos 50 leis aprovadas. Na atual legislatura, fui o parlamentar com o maior número de PLs úteis aprovadas, audiências públicas realizadas e mantive um trabalho ético e compromissado, com permanentes prestações de contas do mandato. Tenho compromisso com a Diversidade e os Direitos Humanos, atuando de forma participativa ao lado de mulheres e homens, educadores, jornalistas, estudantes, advogadas(os), profissionais da saúde, ambientalistas, dentre muitos outros envolvidos na construção de um futuro melhor.

Orgulho-me de ter sido eleito vereador de Niterói, cidade que escolhi para viver, e poder atuar na construção da cidade que queremos. Lutamos com coragem, amor e verdade. Acredito que está na organização das pessoas o poder para mudar tudo o que não funciona.

Um grande abraço!

Leonardo Giordano é parte de um grupo maior de ativistas sociais, que sempre esteve nas ruas de Niterói em defesa das pessoas, de serviços públicos de qualidade, da transparência e da transformação da sociedade.

Durante os 4 anos na Câmara, atua como presidente da Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico, vice-presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e Formação Profissional e membro da Comissão de Direitos do Idoso, da Mulher e da Pessoa com Deficiência. Tem 50 leis aprovadas e em pleno vigor no município, de temas variados e que atendem demandas de diversos setores. Foi eleito para escutar a cidade e atuar sempre na defesa dos direitos da nossa comunidade.

Recordista em Leis
Somos recordistas em projetos e leis úteis entre os vereadores atuais, com quase 200 Projetos de Lei apresentados e 50 leis aprovadas e em vigor.

Mandato de Rua
Ouvir o eleitor é obrigação de todo vereador. Estamos nas ruas de forma permanente, prestando contas e dialogando com cidadãs e cidadãos.

CPI dos Transportes
Assinamos a CPI dos Transportes, que investigou a má qualidade dos serviços e o alto valor das passagens. Seguimos lutando por um sistema público, eficaz, de qualidade e que respeite o cidadão.

CPI da Ampla
Propusemos e presidimos a CPI para investigar os péssimos serviços prestados pela concessionária em Niterói.

Emprego e Renda
Está aprovada a nossa lei que isenta desempregados da taxa de inscrição em concursos públicos do município.

Fim das férias dos vereadores
Propomos o fim do recesso parlamentar no meio do ano, igualando as férias dos vereadores às de todo trabalhador.

Museus e Centros Culturais Gratuitos
Indicação Legislativa do nosso mandato,já está em pleno vigor a entrada gratuita dos niteroienses aos museus e centros culturais da cidade.

Descentralização do investimento
Garantimos por lei que todas as regiões de Niterói recebam investimentos culturais por igual. Lutamos pela criação de centros culturais na Zona Norte e na Região Oceânica. Os skateparks de São Francisco e do Horto do Fonseca são resultado do nosso diálogo com os skatistas e a Prefeitura, desde o início do atual governo. As pistas são áreas de lazer que promovem o esporte e incentivam novos talentos.

Memória, Verdade e Justiça
Criamos a Comissão da Verdade em Niterói para apurar os crimes cometidos durante a ditadura militar em nossa cidade.

Qual a função do vereador?

Agente político que faz parte do poder legislativo, o vereador é escolhido por meio de eleições diretas e serve para defender as demandas sociais e os interesses da coletividade. Junto com seus assessores, deve elaborar projetos de leis que são submetidos a voto na Câmara Municipal. O parlamentar é responsável pela elaboração, discussão e votação de leis para a cidade, propondo melhorias, obras e serviços para o bem-estar da vida de todos. É responsável, ainda, pela fiscalização de ações tomadas pelo poder executivo; isto é, o prefeito – acompanhando sua administração no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.