Notícias

3 PERGUNTAS PARA LEONARDO GIORDANO / COVID

Publicado em:

WhatsApp Image 2022-02-07 at 12.17.19

“Niterói teve um papel destacado na pandemia”

Niterói tem tido bons resultados no combate à pandemia de Covid-19 devido às políticas públicas antecipadas e de qualidade adotadas pela Prefeitura, diz o secretário das Culturas do município, Leonardo Giordano. Segundo ele, medidas como o pagamento de auxílio emergencial a diversas categorias e o apoio financeiro às pequenas e médias empresas ajudaram a mitigar os efeitos da pandemia sobre a população e a economia da cidade.

Em contrapartida, afirma, o Governo do Estado vem apresentando dificuldades, do ponto de vista organizacional, para enfrentar o problema. Já o Governo Federal tem, na sua visão, grande responsabilidade por muitas mortes evitáveis ocorridas no país, “a começar pela maneira irresponsável como agiram as mais altas autoridades governamentais”.

 

A pandemia da Covid-19 está numa nova fase, devido à variante Ômicron. Como o Governo do Estado tem se saído no combate à pandemia? 

As autoridades estaduais de saúde têm tido muita dificuldade, no nível organizacional, de dar conta dos desafios da pandemia. Eles têm tido, por exemplo, dificuldades técnicas no agendamento on-line. Enquanto a Prefeitura do Rio de Janeiro realiza milhares de testes, os locais de teste do Governo do Estado têm ficado às moscas. Esse processo tem se repetido em várias cidades fluminenses. No geral, o Governo poderia ter um desempenho bem mais adequado às necessidades do momento.

 

Desde o início da pandemia, Niterói foi uma cidade modelo no combate à Covid. O que tem sido feito e quais os resultados?

Ao contrário do Governo do Estado, Niterói tem se destacado exatamente pelas políticas públicas antecipadas e de qualidade, fazendo o melhor possível para conter a pandemia até aqui. As políticas de Niterói têm sido exitosas de várias formas. A cidade teve uma das mais altas taxas de vacinação desde o início. Fez também políticas compensatórias e de apoio a micro e pequenas empresas, como o fato de a prefeitura ter pago os salários de trabalhadores de empresas privadas, desde que elas se comprometessem a não demitir; o apoio que ela deu a todos os microempreendedores individuais com repasses regulares de recursos; todos os artesãos e artesãs da cidade receberam auxílio emergencial, assim como todos os taxistas. Niterói foi uma das poucas cidades do Brasil que pagaram auxílios adicionais em relação aos auxílios federals, e por mais tempo. Neste momento, ainda há setores da economia de Niterói recebendo auxílio direto da Prefeitura. Além disso, foi elaborado um plano de retomada econômica que inclui R$ 2 bilhões de investimento pelos próximos três anos. Então a Prefeitura pensou também em termos de planejamento e da economia local.

Na área da saúde, foi uma cidade bastante exitosa na reação à pandemia, porque fez um hospital para a Covid-19 e nunca ficou sem leitos disponíveis, diferentemente de várias cidades. Niterói sempre teve respiradores e leitos, mesmo no auge da pandemia. Se a gente somar essas políticas e outras, Niterói teve um papel destacado em relação às demais cidades. Na cultura, fizemos muitas ações. Batemos recorde de investimento em editais públicos de fomento e remuneramos quase mil projetos fazedores e fazedoras de cultura através de fomento direto do município. A cultura também foi contemplada nas políticas gerais da Prefeitura. Se todos os microempreendedores e microempreendedoras individuais receberam auxílio, significa também que todos os que são vinculados à cultura tiveram auxílio direto que não veio diretamente dos cofres da Secretaria das Culturas, mas da prefeitura. A mesma coisa no caso dos artesãos, que também foram beneficiados.

 

Em que medida o Governo Federal é responsável pela catástrofe sanitária ligada à epidemia de Covid no Brasil?

Em grande medida o Governo Federal – e a CPI da Covid mostrou isso nitidamente – foi responsável por um conjunto de mortes evitáveis no caso brasileiro. Demorou a adquirir vacinas, questionou os dados científicos, colocou em dúvida a fala dos especialistas, relativizou o uso das máscaras, não se antecipou em produzir um pacote econômico de medidas que pudessem ativar setores da economia brasileira. A gente teve diversas repercussões negativas pela negligência e ausência do Governo Federal ao longo da pandemia como um todo. A começar pela maneira irresponsável como agiram as mais altas autoridades governamentais.

COMPARTILHAR: