Projeto de Lei de Leonardo Giordano defende local apropriado para descarte de óleo
Publicado em:Instalar tubulações apropriadas para canalizar e reaproveitar o óleo vegetal saturado em novos edifícios de Niterói. Este é o princípio do Projeto de Lei 313/2013, do vereador Leonardo Giordano (PT), aprovada na Câmara Municipal em 18 de março.
A justificativa da proposta afirma que são vários os danos causados ao meio ambiente pelo óleo, quando descartado de forma incorreta:
“Despejado em ralos de pias, ele entope canos; se jogado na rede de esgotos provocará entupimento da tubulação, além de mau cheiro; se lançado no solo a consequência será um desequilíbrio ecológico, afetando lençóis freáticos e mananciais de abastecimento de água potável; se descartado em aterros sanitários, o óleo produz uma violenta contaminação do solo; se despejado em rios, causará prejuízos irreversíveis ao meio ambiente, pois o óleo cria uma barreira na superfície dificultando a entrada de luz e a oxigenação da água”.
Reportagem do Globo destaca que, se aprovada, a lei permitirá, por exemplo, que o óleo se transforme em sabão http://goo.gl/5ZXvxE.