Notícias

Leonardo Giordano participa de inauguração de ouvidoria dedicada a portadores do vírus da Aids

Publicado em:

Na manhã de hoje, 10 de abril, o vereador Leonardo Giordano (PT), presidente da Frente Parlamentar de Combate à Aids, Tuberculose e Hepatites Virais da Câmara Municipal de Niterói, participou, na sede do Grupo Pela Vidda, em São Domingos, do lançamento da Ouvidoria Nacional sobre Dificuldade de Acesso à Saúde em HIV e Aids. O órgão foi criado através de uma parceria entre o Pela Vidda, o Grupo de Apoio aos Soropositivos e o Departamento Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde.

“Na Câmara, cabe-nos a interlocução com o governo municipal. No início deste ano, estabelecemos metas para ações como a articulação de legislações e frentes parlamentares em outros municípios, visitando-os, fazendo militância e atuando em rede. Nosso mandato e o parlamento estão à disposição para fazermos articulações junto ao governo. O nosso engajamento vai além da burocracia. Estamos todos no caminho certo!”, destacou Giordano.

“Estamos atuando no sentido de combatermos os gargalos e, com a ouvidoria, vamos atuar de forma ainda mais efetiva nesse sentido. O exemplo do estado do Rio, que tem frentes parlamentares na Alerj e na Câmara Municipal de Niterói e os fóruns de combate à Aids, pode ser replicado em outros estados”, disse o Dr. Fábio Mesquita, Chefe do Departamento Nacional de DST. Ele destacou ainda que o setorial de hepatite e Aids do Ministério da Saúde realizou, em seu primeiro ano de atividades, 28 mil testes preventivos.

“Temos uma boa experiência com outra parceria junto ao Ministério da Saúde, o programa Viva Melhor Sabendo, que realiza testes de HIV e Aids pelo fluido bucal em parceria com a sociedade civil. Acreditamos que as novas tecnologias são a busca de soluções a antigas estratégias de combate e prevenção a doenças”, ressaltou Inácio Queirós, presidente do Grupo Pela Vidda Niterói.

Em todo o Brasil, o Pela Vidda foi um dos principais responsáveis pela interlocução entre as demandas dos pacientes junto ao Ministério da Saúde, via redes sociais.

As pessoas que utilizam os serviços voltados para o atendimento e tratamento da doença deverão encaminhar suas denúncias ou queixas para o e-mail ouvidoria.gpvnit@gmail.com. O Facebook do Grupo Pela Vida é: facebook.com/gpvnit?fref=ts.
Além de Leonardo, Queirós e Mesquita, participou da reunião o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.

 

COMPARTILHAR: