Caminhada dos Cravos
Publicado em:No próximo dia 25, sábado, a partir das 9h, a militância e o vereador Leonardo Giordano (PT) fará, no Campo de São Bento, em Icaraí, a Caminhada dos Cravos. O ato revive a memória das revoluções democráticas e as lutas populares do Brasil e do mundo.
“É uma marcha que reforça o valor da liberdade, da solidariedade, que nos coloca em sintonia com os ideais socialistas” – destaca o vereador Leonardo, cujo mandato tem o Cravo como símbolo de luta e comunicação.
Comemorando a tradição internacionalista da esquerda, a Revolução dos Cravos faz parte de um período da história de Portugal, que resultou num intenso movimento social ocorrido em 25 de abril de 1974. Sua verve revolucionária, democrática e de constante luta por direitos humanos e liberdade é uma referência para o mandato, a militância e o grupo político de Leonardo.
História
Em 1974, o povo depôs o regime ditatorial de inspiração fascista, vigente desde 1933: o Estado Novo, presidido por António de Oliveira Salazar.
À meia noite 25 de abril uma emissora de rádio tocava a música Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, proibida pela censura à época.
A partir daquele ano, iniciou-se, em Portugal, um regime democrático que, com a entrada em vigor da nova Constituição de 25 de abril de 1976, iniciou-se uma forte orientação socialista naquele país.
Agradecida à revolução, a população portuguesa saiu às ruas distribuindo cravos –a flor da liberdade- aos rebeldes.