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Lei prevê igualdade entre mulheres e homens na publicidade em Niterói

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Nos comerciais de cerveja as mulheres estão sempre de biquíni fio dental em corpos belíssimos. Nos que querem vender detergente, sabão em pó ou qualquer outro produto de limpeza, as mulheres são o foco. É assim que a mídia mostra as mulheres aqui no Brasil, com anúncios machistas e, muitas vezes, misóginos. O mesmo acontece com pessoas negras, que ainda têm pouca representatividade na publicidade. Em Niterói, o vereador Leonardo Giordano (PCdoB) conseguiu aprovar um projeto de lei que pretende igualar a condição entre mulheres e homens e incluir a diversidade étnico-racial da população na propaganda institucional veiculada em quaisquer materiais de comunicação. A iniciativa prevê ainda a inclusão de Pessoas com Deficiência e de LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros).

Segundo Giordano, a medida deve ocorrer de forma a não reforçar os tradicionais papéis ocupados pela mulher e pela população afrodescendente, bem como respeitando os diversos tipos e conceitos de padrões familiares. “Paridade entre os gêneros e a equiparação de representatividade entre toda diversidade da população niteroiense é um movimento de respeito ao direito do indivíduo e às pessoas que sofrem preconceito histórico”, explica.

Giordano protagoniza, na cidade, a luta pelo respeito aos direitos difusos nos diversos tipos. Ele também é autor do projeto de lei que destina verbas da publicidade oficial da Prefeitura para jornais de bairro e alternativos, blogs, sítios ou portais eletrônicos, rádios e TVs comunitárias. Através da iniciativa, já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, quer assegurar uma mídia mais democrática e plural.

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