Notícias

Grupo Diversidade Niterói faz 15 anos com extensa programação. Confira!

Publicado em:

Com sede na Av. Visconde do Rio Branco, Centro de Niterói, o Grupo Diversidade Niterói (GDN) completa 15 anos no próximo dia 24 de janeiro, mesmo data escolhida pelo nosso mandato para instituir, por meio da Lei 2.469/2007, o Dia de Luta contra a Homofobia. Para celebrar a data, realizam o Festival da Diversidade ocm extensa programação didática e cultural e ações de militância. Todas as atrações são gratuitas. Confira!

Quinta (17) ‘15×15 – Memórias da Diversidade’, exposição que ocupa as duas galerias do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM), abrindo o Festival da Diversidade em 2019. Na Galeria Quirino Campofiorito, um acervo de objetos materiais reúne elementos da cultura LGBTI niteroiense e relembra os 15 anos de história do Grupo Diversidade Niterói (GDN); Na Sala Hilda Campofiorito, as memórias imateriais dessa história recontam, passo a passo, a luta por uma Niterói mais igualitária e o registro do GDN como patrimônio imaterial da cidade. Local: CCPCM, Campo de São Bento, às 19h.

Sábado (19) – Música na Varanda, com Rafaela Torres e Banda. Um show com músicas cantadas e/ou compostas por mulheres. Local: CCPCM, Campo de São Bento, às 11h

Domingo (20) – Contação de histórias, com os atores Juliano Antunes e Eleusa Mancini. Privilegiará as narrativas que transbordam os modos de ser e de pensar, geralmente descritos nas histórias infantis. Quais personagens não são lembradas? O que elas podem nos ensinar sobre diversidade? Local: CCPCM – Campo de São Bento, às 11h

Terça (22) – Reabertura da sede do GDN. O local foi repaginado para receber ainda melhor os militantes, frequentadores e os projetos que o grupo desenvolve. Um ambiente mais acolhedor e seguro foi pensado, a nova sala Miguel Macedo e também uma galeria de exposição para o Centro de Cultura LGBT Prof. José Carlos Barcellos. Local: Sede do GDN. Av. Visconde do Rio Branco, 627, sobreloja, Centro, Niterói. Às 18h.

Quinta (24) – Dia Municipal de Luta contra a Homofobia: 50 anos de Stonewall, 40 anos de movimento LGBTI nacional, 15 anos de GDN. Sessão Solene na Câmara de Vereadores debatendo a história e os rumos do movimento LGBTI. Após a sessão, será servido o coquetel de aniversário no saguão de entrada. Local: Câmara de Vereadores de Niterói, às 18h.

Sábado (26) – Encontro da ABGLT/RJ + Curso de militância LGBTI. Para quem sempre teve vontade de entender e aprender mais sobre as/os LGBTIs e nunca teve a coragem de perguntar. E também quem tem vontade de lutar por seus direitos assim como de toda uma comunidade. Durante uma tarde inteira, junto com o curso, o evento receberá militantes dos grupos organizados de estado e lideranças nacionais para o encontro da maior rede LGBTI da América Latina e Caribe, a ABGLT. Local: Caminho Niemeyer, das 14h às 20h.

Sábado (26) – Cincelube Transviadão – Edição especial cine catuaba. Fechando as atividades do curso de formação e do encontro da ABGLT/RJ, uma edição com a exibição de curtas LGBTIs. Ao longo da exibição, serão distribuídos shots de catuaba e, após o filme, um DJ comanda um fervinho pra animar o começo da noite. Local: Teatro Popular – Caminho Niemeyer, às 19h.

Quinta (31) – Queen, a nova cena drag – 2ª Edição + Festa Fervo. O evento vai escolher a drag mais “arrasadora” e desconstruir estereótipos. Local: Teatro Popular, às 19h

COMPARTILHAR: