Notícias

Escadaria do Mosaico, em Charitas, é reconhecida por seu valor cultural

Publicado em:

O mandato do vereador Leonardo Giordano (PCdoB) comemorou, na sessão plenária de hoje, 26, a aprovação do Projeto de Lei nº 124/2015 que dispõe sobre o tombamento da Escadaria do Mosaico por seu valor cultural. Batizada de “Mosaico do Lugar”, a intervenção artística coletiva fica na Rua Oscar Pereira, em Charitas, e é resultado do projeto de mestrado da artista Leila Barboza no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O trabalho já recebeu o Prêmio Cultura Nota 10, em 2005, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, e o Prêmio Urbanidade, do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), em 2008.

Os espelhos dos 125 degraus da escadaria, bem como as mesas, os bancos e os painéis ao longo dela foram cobertos com 35 m² de mosaico. O projeto durou dois anos (de 2004 a 2006) e reuniu mais de 120 pessoas de diferentes idades e classes socioeconômicas, moradores e não moradores do bairro, que produziram em torno de 800 trabalhos realizados individualmente e coletivamente, frequentando o ateliê da autora, moradora da rua desde 1994.

O Caminho Niemeyer, que atravessa a cidade pela orla, e a escadaria do Selarón, na Lapa, foram usados pela autora como referências para contrapor e situar o projeto Mosaico do Lugar como arte pública.

Giordano é Presidente da Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal e autor de 53 leis.

COMPARTILHAR: