Notícias

Câmara de Niterói celebra 109 anos da Umbanda

Publicado em:

Nosso mandato realiza, no dia 15 de novembro, na Câmara Municipal de Niterói, a tradicional celebração pelo aniversário da Umbanda, que este ano completa 109 anos. O evento contará com entrega de moções e medalhas, dentre elas à Mãe Beata de Iemanjá (in memoriam), que ficou conhecida por sua luta contra o preconceito racial. Haverá ainda exposições da cultura de matriz africana, apresentação de Jongo, Maculelê, Capoeira, Dança Cigana, cânticos e rezas e show de Fred Tavares, Grupo Merece Respeito e Afoxé Filhos de Gandhi.

Para Giordano, que é autor e presidente da Frente Parlamentar contra a Intolerância Religiosa na Câmara, nada mais apropriado que celebrar as mais legítimas tradições populares na casa do povo. “Estamos construindo uma tradição local para honrar a bonita história da Umbanda na nossa cidade e reconhecer, valorizar, agradecer e cumprimentar esta manifestação que significa um pedaço da nossa própria identidade”, explica.

Niterói foi construída sobre terras indígenas pelo índio Araribóia, referência que pode ser vista nos nomes de ruas, bairros e praias.

Leonardo também é autor de duas leis que declaram a Umbanda e o Candomblé Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói. “A iniciativa reconhece o valor histórico e cultural dessas religiões, além da luta pela existência da cultura dos povos de matrizes africanas”, justifica.

A atividade, construída em parceria com o movimento cultural Rota dos Orixás, acontece no Plenário Brígido Tinoco das 9h às 18h e é aberta a toda população.

Programação:

8h – Café da manhã

9h – Grupo de Carimbó

9h30 – Grupo Cultural Erê Yalomi

10h – Manu Brasil Capoeira e Maculelê

11h – Fabi Dance Zumba Gandhi

11h30 – Fred Tavares e Grupo Merece Respeito

13h – Associação Afoxé Filhos de Gandhi

13h30 – Grupo Papo Reto

14h – Entrega de homenagens e moções

– Cia de Dança Daisy Fernandez

– Grupo Jongo Congola

17h – Parabéns de encerramento

COMPARTILHAR: