Notícias

Animais poderão ser adotados em campanha virtual neste sábado em Niterói

Publicado em:

NITERÓI — No próximo sábado, às 14h, será promovida uma campanha virtual de adoção de animais na página oficial do Facebook da prefeitura de Niterói. Estarão disponíveis dez cães e 12 gatos. Os interessados na adoção devem ter mais de 18 anos e, caso morem em Niterói, receberão o animal em casa.

Nos últimos três anos, 1.200 animais foram adotados por meio das campanhas realizadas pelo Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), órgão da Secretaria municipal de Meio Ambiente. As campanhas costumam acontecer no Campo de São Bento, em Icaraí, mas, por conta da pandemia, o CCPAD optou por realizar a campanha de adoção on-line.

Atualmente, esses animais estão com protetores e serão entregues na casa do adotante, caso ele more em Niterói. Os bichinhos adotados receberão um microchip para identificação.

— Estamos realizando nossa primeira live de adoção, a expectativa é que seja um sucesso. Os tempos são outros e, como não podemos realizar a campanha presencial neste momento, optamos pela feira de adoção virtual. O que não podemos é deixar nossos amigos sem bons lares — afirma Marcelo Pereira, coordenador de Proteção Animal da prefeitura.

Como adotar
Apenas maiores de 18 anos podem adotar, apresentando original e cópia da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência. Será feita uma breve entrevista com a protetora responsável pela adoção, através de chamada de vídeo, que servirá para verificar as condições em que o animal vai permanecer após ser adotado. O objetivo é avaliar o local onde os bichos vão morar para garantir que ele terá um lar seguro.

Assim que o candidato for aprovado, será agendado o dia em que o animal será entregue. Todos os animais irão castrados, vacinados e microchipados. Dessa forma, caso o bichinho seja abandonado ou se perca, será possível reconhecê-lo através de um leitor. A prática já é executada pelas equipes municipais de adoção.

— É de grande importância que os interessados na adoção tenham a consciência de que esses são animais ainda mais especiais, e que vão precisar de mais atenção e carinho dos donos — ressaltou o coordenador do CCPAD, que explica que, tão logo seja possível, o evento Adotar é o Bicho! voltará a acontecer presencialmente no Campo de São Bento.

Alguns animais disponíveis para adoção
– Angel e Paul são dois gatos que foram resgatados com dois dias de vida dentro de uma caixa de papelão. Hoje, estão com 75 dias.

– Loba, de 1 ano, estava nas ruas. De temperamente doce, ela tem pelo preto e não tem raça definida.

– Meg é uma cadela afetuosa, de porte médio. Tem cerca de um 1 e meio.

Matéria O Globo Niterói. Clique aqui para acessar.

COMPARTILHAR: