Notícias

A unidade é a bandeira da esperança

Publicado em:

Aos camaradas, amigas e amigos;

Sob a sombria quadra do golpe, grave crise econômica e ataques aos direitos sociais, com Lula preso e Marielle assassinada, em meio à intervenção militar que repete mais do mesmo na (in)segurança pública e crescimento do fascismo que exalta a violência e a estupidez, o PCdoB foi o partido que mais insistiu e fez esforços para construir uma unidade geral das esquerdas no Brasil e no Rio.

Com tantos motivos gravíssimos nos sobram as razões e o bom senso para ter desejado, desde sempre, que o campo dos humanistas e lutadores sociais esteja unido a fim de enfrentar a fase mais difícil da história do país – e do estado. A dispersão é a insensatez irresponsável. Até quem não gosta e faz oposição aos comunistas sabe que para nós acima dos partidos estão o Brasil e seu povo.

Oferecendo as pré-candidaturas de Manuela e a minha o nosso Partido teve voz firme na demarcação de seu programa e bandeiras históricas de luta. E agora, ao construir a unidade possível inscreve seu programa próprio nacional-desenvolvimentista nas candidaturas que passa a apoiar no papel, em ambas, de aliado principal.

Atingiu-se esta unidade possível com a escolha de Manuela para vice-presidente na chapa de Lula e, em espelho aqui, com a chapa do Rio liderada por Márcia Tiburi comigo representando nosso Partido na vice. Sob a imperiosa necessidade da união das esquerdas estas movimentações, na última hora, foram uma vitória para toda a resistência que sustentamos juntos nas ruas.

O Rio precisa retomar um projeto altivo de desenvolvimento, tendo a geração de empregos e retomada do crescimento em seu cerne, conforme sempre dissemos. Assim, poderá voltar a investir em áreas fundamentais como saúde, educação e cultura. Nenhum “medalhão da política” possui autoridade moral ou administrativa para trocar o rumo atual das coisas.

É muito feliz que Márcia Tiburi – a única candidata mulher destas eleições – seja esta figura capaz de romper com o ciclo do mais do mesmo e promover mudanças estruturantes em um estado que está viciado em repetições. É com energia e empolgação que passo a cumprir a tarefa dada por nossa direção consequente de fortalecer a aliança que oferece uma alternativa ousada, afirmativa e de luta, em um ambiente político que precisa ser radicalmente transformado.

Agradeço imensamente a honra imerecida de ter sido escolhido pela valente e histórica militância do PCdoB como seu porta voz – duas vezes – para candidato e agora para vice na chapa.

Agradeço imensamente as pessoas que me receberam com carinho na caminhada da pré-campanha, as que trabalharam, as que deram sugestões para o programa, as que têm real preocupação com o Estado do Rio e a situação de seu povo.

Gratidão é palavra insuficiente para descrever os afetos e generosidades que sustentaram cada passo dado até aqui.

Vamos juntas e juntos construir uma campanha onde o amor da nossa luta prevaleça sobre a ganância, o rancor e a estupidez dos tempos sombrios.

A unidade é a bandeira da esperança!

COMPARTILHAR: